A comunicação é uma área muito importante dentro de qualquer empresa, principalmente em startups. Margarida Kunsch, mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e uma das pioneiras em pesquisa sobre comunicação organizacional do país, afirma que a comunicação ajuda a alinhar os objetivos empresariais e a trabalhar o relacionamento e interação com os stakeholders da marca. Assim sendo, antes de iniciar o processo de internacionalização, é preciso criar uma cultura comunicacional forte e integrada dentro da instituição.
O StartOut Brasil separou algumas dicas de como implementar a estratégia de comunicação na sua startup:
- Elimine as barreiras de equipes
Quando todos trabalham juntos, em função de um mesmo propósito, os obstáculos que impedem a organização de atingir sua meta diminuem. Para isso, é preciso deixar claro a todos os colaboradores a missão, visão e valor da empresa.
- Entenda a dor do mercado
Segundo a pesquisa “Top 20 reasons startup fail”, feita pela CB Insights em 2019, o principal motivo para as startups falirem é não atender a uma carência real do mercado. Isso poderia ser resolvido com uma comunicação eficiente, capaz de realizar uma pesquisa de mercado e identificar as necessidades dos clientes.
- Crie um plano de negócios
Saber aonde se quer chegar e quanto tempo é necessário para isso é fundamental no processo de internacionalização. Criar um plano de negócios é a melhor forma de visualizar isso. Este deve conter estratégias de curto, médio e longo prazo; estudos de riscos operacionais e propostas de como superá-los; análise de oferta e demanda no país de destino e mapeamento da concorrência local.
- Mostre que você é internacional
Mesmo que ainda não tenha negócios no exterior, é importante deixar transparecer que a marca tem capacidade para isso. Uma boa forma de fazer isso é manter o site, redes sociais, assinatura e toda a comunicação visível em inglês, idioma mais falado no mundo.
- Faça contato com agentes do ecossistema de destino
Em cada país, existem particularidades que só são conhecidas por seus habitantes. Por isso, ter contato com uma pessoa que conhece a cultura do país no qual se deseja imergir e que tem disponibilidade para compartilhar seu conhecimento ajuda na hora de ingressar efetivamente naquele ambiente e a chegar mais preparado ao destino.
- Aproveite o suporte oferecido pelo StartOut Brasil
O programa de internacionalização oferece ferramentas gratuitas a todas as startups que participam de seus ciclos que podem auxiliá-las no aprimoramento da comunicação. Utilize e faça a sua empresa decolar!